domingo, 15 de março de 2009

A Punição No Gehinom (Inferno)

Um medo positivo do pecado pode inspirar-nos a perseguir o desenvolvimento espiritual, e por meio disso evitar as repercussões negativas inerentes ao nosso mundo de causa e efeito. Possuir Sabedoria, Compreensão & Conhecimento (Chabad), é ter habilidade de evitar as armadilhas que podem ser criadas pela lei de causa e efeito que nós mesmos colocamos em movimento, quando criamos ações negativas.

O rabino Aba disse que no Gehinom, há compartimentos sobre compartimentos, segundos, terçeiros, e assim por diante até sete - os nossos amigos já explicaram esta questão. Feliz é o honrado que se guarda dos pecados do mau e não segue nos seus caminhos. Já que quando uma pessoa que ficou impura, morre, ele passa para o “Mundo da Verdade” e desce ao Gehinom. Lá ele desce, até que ele chegue ao compartimento mais baixo.

“O Zohar explica que a permanência no Gehenom, na câmara nomeada "She´ol", é de doze meses, e ai a alma e levantada para reencarnar no mundo físico”.

Há dois compartimentos um perto de outro que são chamado She'ol, como mencionamos, e Avadon. Seja quem for que ganha o She'ol (com suas ações) é julgado e punido lá e então levantado a um nível diferente, um compartimento, mas mais alto, e isto continua até que ele seja lançado para fora e reencarne. Mas aqueles que descem ao Avadon nunca são levantados de lá novamente. Por isso é chamado Avadon (perdido), porque eles ficam perdidos lá para sempre.

Venha e observe: Noach (Noé) o justo, avisou a gente da sua geração, mas eles não prestaram atenção até que O Sagrado, abençoado seja Ele, trouxe a punição do Gehenom sobre eles. E qual é a punição Gehinom? Ela é o fogo e a neve, a água e o fogo; o primeiro faz frio, depois fervura. E toda aquela geração foi condenada à punição no Gehinom e foram varridos do mundo. Eles foram fervidos vivos pelas águas quentes que se levantaram do inferno.

Depois daquela punição, o mundo foi capaz de existir e funcionar corretamente. Noach entrou na arca e trouxe nela toda a espécie de criações vivas do mundo. Deste modo, naturalmente, Noach foi uma árvore que procriou o fruto, e logo toda a espécie do mundo emergiu da arca.

O rabino Chiya disse: Durante 300 anos antes da Grande Inundação, Noach avisou-os para modificarem os seus caminhos, mas eles não o escutaram até o tempo quando o Sagrado, abençoado seja Ele, terminou de esperar pelo arrependimento deles, como está escrito: "AINDA OS SEUS DIAS SERÃO CENTO E VINTE ANOS”. Então eles foram varridos do mundo.

Eles tiveram então todos aqueles anos para se arrependerem e corrigirem-se, e assim erradicar a causa negativa que lhe traria as conseqüências, mas eles não quiseram.


2 comentários:

Anônimo disse...

Se o gehinom é o lago de fogo, os condenados serão torturados eternamente ou serão exterminados ?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.