segunda-feira, 30 de abril de 2007

Jonas & O Grande Peixe

No Zohar nós encontramos o significado oculto por trás da historia do Profeta Yonáh explicado por Rabbi Yosi. O texto começa dizendo: Assim eles levaram Yonah, e o lançaram no mar (Jonas 1:15)”.

A aqueles que acreditam no significado literal da história em que Jonas é engolido por um grande peixe, mas na verdade, esta narrativa esconde os segredos da reencarnação. Teria Yonáh sido lançado ao mar e permanecido vivo? Teria sido mesmo tragado por um grande peixe?

Foi citado acima: “O Arizal (Rabbi Yitzchak Lúria) ensina que os Tzadikim (justos) que pecaram, serão reencarnados nos peixes, e sofrerão a pesca para serem comidos em honra do Shabath”. E este é o segredo do significado interno na narrativa bíblica de Yonáh, o Profeta.

Está escrito: “Então Jonas do ventre do peixe orou ao Eterno, seu D´us, e disse: Na minha angustia clamei ao Eterno, e Ele me respondeu, do seio do Sheol gritei e Tu ouviste a minha voz”.

Está claro pela narrativa do texto bíblico que Yonáh morreu, pois o Sheol é uma das câmaras do Gehinon (inferno). Em outro ponto da narrativa bíblica, nós lemos: “As águas me envolveram até a alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça”.

Yonáh morre e é encarnado em um peixe para fazer o tikun pelo pecado que cometeu, desobedecendo a ordem do Eterno. Depois de ter feito seu tikun, então está escrito: “Então O Eterno falou ao peixe, e este vomitou Jonas sobre a terra firme”.

Mais há outros segredos espirituais dentro da narrativa de Yonáh no Tana´k que encerram outros níveis espirituais.

Rabino Yosi explica o significado escondido da história bíblica de Yonah e a baleia, e a natureza dos símbolos usados na história. Nós aprendemos que a alma é julgada cada noite enquanto nós dormimos, e que este julgamento é dobrado. Não são julgadas as pessoas de acordo com o mal que eles são destinados para cometer, mas sim pelo o bem que eles fizeram e irão fazer. A pergunta de se O Criador tem prazer castigando o mal é levantada então. Em resposta, explicado que todos os seres humanos têm uma quantia predeterminada de mal que lhes é permitido cometer. Uma vez este limite passou, há prazer ao falecimento deles.

A lei universal de causa e efeito é embutida profundamente em nossa realidade. Para toda ação negativa há uma reação negativa igual. O conceito de tempo, porém, cria uma separação entre causa e efeito em nosso mundo físico. Quando o homem comete uma ação negativa, há uma espera de tempo, mas conseqüências certamente surgirão. Repercussões de ações de negativas aparecem em uma mais recente data e cria a ilusão que estas repercussões são eventos fortuitos. Nossa inclinação negativa tenta apontar o dedo e culpar a Deus ou então os nossos companheiros, então porque a causa original de nossa ação negativa é esquecida e é escondida em algum lugar no passado.

Quando um homem vai dormir cada noite, a alma dele é julgada diante do tribunal celeste e o Rei deixa, se merece vida, que a alma dele retorne a este mundo pela manhã.

O juízo é dobrado, porque o homem não é julgado pelo o mal ele é destinado para cometer. Você não deveria dizer que o homem só é julgado pelo bem que ele já fez, ele é recompensado pelo bem que ele causou, e como foi dito acima, ele também é julgado pelo o bem que ele fará no futuro.

Ele é salvo por causa deles, como eles disseram, embora ele seja agora mau. O Santo, santificado seja Ele, faz o bem com todas as pessoas e faz tudo para beneficiar tudo, então Ele não condena o homem pelo o mal que ele está a ponto de cometer. Conseqüentemente, homem é julgado diante do Santo, santificado seja Ele, que conhece o futuro.

E isto responde duas perguntas interessantes: “Porque algumas pessoas boas morrem ainda cedo, sem terem vivido suas vidas até o fim? E porque algumas pessoas que são más vivem mais que os que são bons?”.

A resposta a estas perguntas é encontrada acima: “HaShem" conhece o futuro, ele sabe se aquela pessoa boa vai cometer algo irreparável no futuro, e então o corta ainda cedo, para que ele não manche sua alma que porventura tenha alcançado um certo grau de retificação, colocando o seu tikun a perder. Da mesma forma ele sabe que aquele que é mau agora alcançará uma elevação espiritual, alcançarão a redenção pelos pecados cometidos e realizando o seu tikun.

Então, algumas pessoas podem ser “cortadas” porque irão pecar no futuro, enquanto outras são deixadas vivas por da elevação que alcançarão.

O segredo de Jonas & o Grande Peixe, de fato, é que Jonas não foi comido pelo peixe, mas foi reencarnado nele, para depois ser "vomitado em terra (reencarnado)" e fazer assim o Tikun (correção) cumprindo a missão à qual tinha se negado a fazer.

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